Richard Pilnik
Non Executive Member
Richard D. Pilnik licenciou-se em Economia pela Duke University (1979) e concluiu um MBA em planeamento estratégico e marketing internacional na Kellogg School of Business da Northwestern University (1983), bem como programas adicionais de gestão avançada na Harvard School of Business e na University of Chicago Booth School of Business.
Com uma carreira de mais de 35 anos no setor da saúde, Richard Pilnik integrou o Conselho de Administração da BIAL como membro não executivo.
Durante 25 anos, trabalhou na empresa farmacêutica americana Eli Lilly, onde ocupou diversos cargos internacionais. Como CEO e Presidente para a Europa, Médio Oriente e África da Eli Lilly, teve a seu cargo mais de 50 países com um volume de negócios superior a 4 mil milhões de euros, tornando a Eli Lilly na empresa farmacêutica com o maior crescimento na região (2006).
Reformou-se da Eli Lilly como diretor-geral de Marketing. Entre 2009 e 2014 trabalhou como vice-presidente executivo e presidente de Soluções Comerciais Globais na Quintiles Transnational (uma organização líder global em Investigação Clínica), onde integrou a equipa de gestão responsável pelo lançamento da oferta pública inicial da empresa na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE: IQVIA).
Atualmente, é presidente da Diamedica - Therapeutic Solutions (NASDAQ: DMAC) e membro não-executivo do conselho de administração da Lumanity Healthcare Services. Também se dedica ao coaching e mentoring de novos empresários em todo o mundo, e é investidor/consultor de start-ups no setor da saúde. É membro emérito do conselho de administração da Duke University Fuqua School of Business.